Evangelho 30º Domingo do Tempo Comum: Marcos 10, 46-52 Ano Litúrgico:B
Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!!
O Cego Bartimeu!!
Amados trago hoje aqui também a reflexão deste Evangelho... vale a pena ler é belíssimo, copiei e trago os créditos de um blog muito bom... se quiser passa lá para fazer uma visitinha é um blog que trás as explicações das leituras e do Evangelho da semana... o link esta logo abaixo!!
EVANGELHO
A cegueira de Bartimeu reflete ou representa os muitos cegos dos dias atuais, aqueles que não conseguem ver que somente Deus nos liberta dos nossos sofrimentos, e nos resgata para um vida livre de todo tipo de escravidão. Aqueles que buscam a solução para todo tipo de problema fugindo da realidade anestesiando o cérebro, com substâncias químicas ou ervas que lhes proporciona momentos de ÊXTASE e de aparente felicidade, porém quando voltam a realidade, têm de se ater com as consequências deixadas no seu corpo, na sua saúde, nos seus órgãos afetados pelo forte efeito maléfico que vai danificando a sua saúde, de forma que é um morrer aos poucos a cada dia que passa, por sua própria culpa.
Tudo isso porque estando cego, os homem atual NÃO ENXERGA QUE É EM DEUS QUE ESTÁ O ÊXTASE, A ALEGRIA DE VIVER, E A SOLUÇÃO.
Os nossos cegos não vendo que é em Deus que reside a solução, buscam resolver tudo com seus recursos próprios, com métodos violentos, os quais só aumentam os problemas.
Exemplo: Imagine que você está com um baita problema com seu telefone, ou com sua T.V. por assinatura, ou com a sua internet. Então, enfurecido, você liga para a central do referido servidor, e aos gritos diz todo tipo de ofensas, palavrões, ameaças, e outras cositas mas.
Já adivinhou o resultado. Certo? Você vai continuar com o seu serviço, seu aparelho, sua T.V. sem funcionar.
Ao contrário disso, Experimenta controlar a sua fúria, e pelo telefone, seja gentil, pergunta nome do funcionário(a) que o atende, e ao expor o seu problema, faça-o com calma, respeitando a pessoa do outro lado. Com certeza seu problema foi resolvido sem prejuízo para a sua saúde do corpo e da alma.
O cego que pedia esmola sentado a beira da estrada, não viu, mas ficou sabendo da presença de Jesus, que ia pelo caminho, que caminhava rumo a Jerusalém. Este foi o primeiro milagre deste episódio. Nós também não vemos Jesus, mas sentimos a sua presença: No sacrário, no momento da elevação do cálice, em nossa volta em casa nos momentos de oração profunda...
E aquele cego gritava: JESUS, TEM PIEDADE DE MIM!
Ele não demonstrou revolta por ter nascido cego, não se fez revoltado ou irritado com Deus por sua cegueira. Ele com muita fé toda humildade, pediu socorro a Jesus que alguém lhe disse estar passando bem ali pertinho dele, Jesus aquele que já havia curado muitos por aquela região...
Irmãs e irmãos. Sejamos como o cego Bartimeu. Confiemos na ação salvadora de Jesus, e recorremos a Ele com fé e esperança. Pois somente em Deus por Jesus, vamos encontrar a solução para os nossos problemas. Não se trata de ficar rezando 24 horas, e não fazer nada. Mas sim, rezar e correr atrás. Rezar e ao mesmo tempo buscar a solução. Rezar e trabalhar. Rezar e estudar. Rezar e tomar os remédios.
Muitos disseram para que o cego se calasse, mas ele continuou, insistiu, até que foi atendido por Jesus, que o mandou se aproximar. Sejamos assim também. Mesmo que os nossos familiares digam que não adianta rezar, que não precisamos ir a missa, que a solução dos problemas vitais está no dinheiro, que estamos perdendo o nosso tempo, não desanimemos, não lhes damos ouvido. Busquemos a Deus, fonte de água pura, razão da nossa existência, e por isso tem a solução e a resposta para todas as nossa dúvidas.
Deus pelo seu poder e bondade pode nos libertar, nos curar, sem ao menos nos tocar, como o fez com o cego. Mas Ele quer a nossa participação, quer que façamos a nossa parte, além de rezar.
Mas para isso, precisamos diariamente alimentar a nossa fé. Foi por causa da grande fé daquele homem, que seus olhos foram abertos por Jesus.
”O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou".
Como vai a sua fé? Ela está sendo aumentada pela oração, caridade, eucaristia e leituras, ou esvaziada pelos amigos e pelas armadilhas do mundo? Quando você reza faz isso com fé? Com os olhos fechados, com determinação como o fez o Cego? Ou pede a Deus por pedir? Reza apenas com os lábios? Reza pensando em outra coisa? Reza olhando para coisas outras? Reza sem nem pensar direito em Deus?
A oração daquele cego foi ao vivo, foi direta, foi fulminante! Por isso ele foi atendido. Precisamos rezar como ele. Jesus está do nosso lado. Só não o vemos, pois cegos que somos por causa da nossa fraca fé, não sentimos sua presença. E então a nossa oração não é atendida por que pedimos a Alguém que não estamos vendo, Alguém que pouco cremos, que pouco esperamos...
CARÍSSIMOS. SE PRESTÁSSEMOS MAIS ATENÇÃO, PERCEBERÍAMOS A PRESENÇA DE JESUS. E SE SENTÍSSEMOS A SUA COMPANHIA, SUA PRESENÇA O TEMPO TODO, NÃO OUSARÍAMOS PECAR BEM NA SUA FRENTE, DIANTE DOS SEUS OLHOS!
Irmãs e irmãos. Rezemos com fé: JESUS, TEM PIEDADE DE MIM! Com tanta violência em minha volta, com essa crise econômica mundial, com meus problemas pessoais, com tanta injustiça! JESUS, TEM PIEDADE DE MIM! Venha em nosso auxílio, em nosso socorro, escuta a nossa prece! Amém.
Continue rezando. Um bom domingo, José Salviano.
Fonte:http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/2015/10/senhor-que-eu-veja-jose-salviano.html
Abraço Fraterno e um lindo e abençoado dia para você!!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria