Porque são as três festa da Igreja comemorada no mês de Junho.
De Santo Antonio no dia 13 de junho
De São João no dia 24 de junho e
de São Pedro no dia 29 de junho
As comemorações juninas tiveram inicio a muito seculos na Europa, antigamente no dia 24 de junho era comemorado pelos pagãos a festa de solstício de verão, o dia mais longo do ano que marcava o inicio da época do plantio. Na idade média a festa passou ser chamada joanina por causa do dia de São João comemorado no mesmo dia 24, mais tarde passaram a comemorar as festas dos três santos que ficaram conhecidas popularmente de festas juninas, festas do mês de junho.
As fogueiras também faziam parte das comemorações do solstício de verão, e aos poucos o simbolo passou a ser incorporado na festa de São João.
Os fogos de artifícios foram trazidos para o Brasil pelos portugueses que segunda a tradição popular serviam para despertar São João Batista. Na tradição os balões também serviam para avisar o povo que a festa estava começando.
A dança das quadrilhas também foi trazidas pelo portugueses no seculo XIX , mas a dança tem sua origem na quadrilha, uma dança francesa popular no meios aristocrático no século XVII, como a moda de Paris era imitada em toda Europa no seculo XIX a elite portuguesa trouxe a dança para o Brasil, que logo se fundiu com as danças locais ficando mais conhecidas nas zonas rurais, aos poucos a quadrinha foi se tornando uma dança tipica das festa juninas.
O casal de noivos também faz parte da tradição europeia, ligada as aspirações matrimoniais nas festa de Santo Antonio e São João. Essas união das festa dos três Santos, mas quadrilha e fogueira é a festa junina que comemoramos todos os anos.
Fonte: TV ARAUTOS
Abençoado dia!!
Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria