Evangelho do 26º Domingo do Tempo Comum: Marcos 9, 38-43. 45.47-48 Ano Litúrgico:B
Linda Reflexão...quis partilhar com vocês!
Neste domingo, comemoramos o dia Nacional da Bíblia, o livro Sagrado, onde encontramos todas as orientações para o nosso bem viver!
Para nos tornarmos verdadeiramente seguidores de Jesus, precisamos mergulhar na profundidade da palavra de Deus para conhecermos melhor a quem seguimos! A palavra de Deus é fonte de vida, quando embebedamos desta fonte de água viva, vamos nos tornando, não somente ouvintes da palavra de Deus, mas principalmente, anunciadores desta palavra com o nosso testemunho!
Fomos criados por amor e para o amor! Era sonho de Deus, que todos nós vivêssemos felizes numa só família, partilhando a vida, amando-nos mutuamente! Mas o mal encontrou brecha no coração humano, desfigurando a imagem de Deus presente nele! Porém, o amor do Criador pela sua criação é maior que tudo, Deus jamais esgotou as formas de estar conosco, Ele investiu ato no humano, permitindo que o seu Filho pagasse com a vida, o preço da nossa liberdade! Jesus veio nos devolver a vida, nos ensinar o caminho de volta ao coração Pai!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos alerta sobre o perigo de fecharmos nas nossas verdades e não viver a verdade que é Jesus, o perigo de vivermos uma religião centrada no “poder” que sente no direito de escolher quem entra e quem deve sair, uma religião vazia que prega o amor, mas que na prática, não vive este amor!
Quem não é contra nós é a nosso favor.” Esta foi a resposta de Jesus aos discípulos que proibiram alguém de fazer o bem, simplesmente pelo fato deste alguém, não pertencer ao grupo deles! Mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos até então, não haviam entrado na dinâmica do reino, para eles, o seguimento a Jesus, traduzia numa realização pessoal, numa conquista de poder e de grandeza. Tomados por esta mentalidade, eles se sentiram incomodados, ao constatar que havia outras pessoas, fora do grupo deles, realizando milagres em nome de Jesus!
Jesus não somente os repreendeu, como quis também conscientizá-lo de que a centralidade da fé está na vivencia do amor, o que independe do grupo ou da religião de uma pessoa ! No coração de quem ama, não há espaço para o que não é de Deus, como a inveja o ciúme, o egoísmo...
O texto nos apresenta várias orientações de Jesus, que nos faz refletir sobre a importância da partilha, da tolerância, da caridade, práticas de vida que se observadas no nosso dia a dia, nos tornará mais fraternos, mais próximos de Deus!
A caminhada com Jesus para Jerusalém foi para os discípulos, uma grande escola de vida, pois enquanto caminhavam juntos, Jesus ia ensinando-os na prática, como eles deveriam conduzir as suas vidas, despertando neles uma nova mentalidade a respeito dos valores do Reino!
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que só o amor constrói, que só o amor gera vida! O amor cria e recria vida, abre caminhos, leva-nos ao encontro do outro, enfim, é o amor que movimenta a nossa vida!
Jesus não quer que nenhum de nós seja escravizado pelas estruturas humanas, como a ambição, a inveja o orgulho, por isto Ele nos convoca a entrarmos na dinâmica do reino, cortando pela raiz estes males que tem origem na própria natureza humana quando corrompida pelo desejo do ter, do poder e o prazer! Se não cortarmos de vez, as raízes deste mal, não daremos continuidade ao anúncio do evangelho, frustrando assim, mais uma vez, o sonho de Deus!
A prática do bem é sinal de amor ao próximo, ou seja, qualquer atitude que venha beneficiar alguém, partindo de quem quer que seja, deve ser acolhida com alegria por todos!
Todas as nossas atitudes devem convergir-se para o bem maior que é a vida!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:
Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!
Abraço Fraterno!
Com Carinho, Sueli